segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

DOCUMENTÁRIO PRODUZIDO PELO G-TEIA É LANÇADO EM COLÓQUIO INTERNACIONAL

O documentário "Miroslav Milovic: vida e obra", produzido por integrantes do Grupo Transdisciplinar de Estudos e Pesquisas Interinstitucionais (GTeia) para homenagear o filósofo sérvio-brasileiro Miroslav Milovic foi lançado durante o Colóquio Internacional Miroslav Milovic, realizado em 27 de novembro de 2021.

Fruto de um trabalho a muitas mãos, vozes e olhares primorosos e sensíveis dos integrantes do GTeia, que se encontraram nesta teia da vida para mais uma confluência, o documentário é a primeira realização de um projeto que surgiu durante as reuniões do grupo de pesquisa, cujo objetivo de eternizar uma visão de fragmentos da vida e da obra de pensadores, juristas e filósofos tanto nacionais quanto do exterior.

Tendo nascido na Iugoslávia e vivido em vários países e lecionado em várias universidades mundo afora, além de lecionar na Universidade de Brasília (UnB), o Professor Miro, como era conhecido no Brasil o filósofo Miroslav Milovic, foi escolhido para inaugurar esta série de homenagens.

O GTeia registra agradecimentos especiais às equipes de apoio do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) da Universidade Federal do Ceará (UFC), do Centro de Referência e Educação a Distância (CREaD) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) por toda a inestimável colaboração durante o Colóquio Internacional Miroslav Milovic.

Agradecemos também a cada pessoa que cedeu um pouco do seu tempo e do seu carinho para a concretização deste projeto documental, especialmente destacando a atuação do vice-líder do GTeia, Prof. Dr. Igor Paim, que atuou incessantemente na direção, roteirização e na edição do documentário, ao qual damos especial destaque  por toda a sua sensibilidade e genialidade, digna de grandes artistas, dando vida à narrativa e arcando também com a parte técnica, a ponto de assumir, entre outras tantas funções, a de editor, masterizador, trilheiro, produtor e roteirista. O resultado, pelo que se pode constatar, assim como na sua performance a executar uma peça de Beethoven, abrilhantando a abertura do Colóquio Internacional no qual o documentário foi lançado, soou como uma doce melodia nostálgica, perfumada a cada detalhe.

Não há como não externar também os nossos agradecimentos a Dra. Rose Dayanne, integrante efetiva do GTeia, por toda dedicação e amor doados ao projeto, atuando como fonte viva de acesso à memória do homenageado e às suas ideias, além de pesquisadora, depoente, relações públicas e uma das mais fiéis discípulas de Miroslav Milovic, reconhecido como um verdadeiro mestre.

Outros agradecimentos tornam-se, igualmente indispensáveis, dirigidos a Nara Rejane, integrante do Gteia que, juntamente com Jane Menezes, também integrante do grupod e pesquisa, atuaram brilhantemente como roteirista, fazendo ainda as vezes de narradora, com sua voz doce, suave, mansa e inconfundível.

Para ter aceso ao documentário e vê-lo na íntegra, basta clicar no link abaixo:


A ficha técnica completa e os créditos do documentário são os seguintes:

Ano de Produção/Lançamento: 2021

Diretores do Documentário: Prof. Igor Paim (IFCE) e Prof. Flávio Gonçalves (UFC)

Roteiro: Jane Menezes, Nara Rejane, Igor Paim e Flávio Gonçalves

Depoimentos Sérvios: 

Milica Markovic (amiga do homenageado)

Ana Dimitrijevic (sobrinha do homenageado)

Mouamar Sequeira (parente do homenageado)

Lidija Milovic (ex-esposa do homenageado)

Tradução (sérvio para o português):

Nebojsa Todorovic 

Vanja Grujic

Jovica Djkic

Depoimentos Brasileiros:

Cacilda Bonfim (professora do IFMA)

Thayse Edith (aluna do homenageado)

Juliano Zaiden (professor da UnB)

Rodrigo Ferreira (amigo do homenageado)

Rosa Sarquis (jornalista e amiga do homenageado)

Rose Dayanne (companheira do homenageado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENVIE-NOS O SEU COMENTÁRIO:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.