domingo, 19 de agosto de 2018

TEXTOS DE MARX SERÃO ESTUDADOS E DISCUTIDOS ESTE SEMESTRE NO GRUPO DE PESQUISA

Neste semestre 2018.2, os membros do G-Teia e convidados irão ler, analisar e discutir textos de Karl Marx (1818-1883), tomando como referência a obra "O Leitor de Marx", que reúne escritos do filósofo, organizados por José Paulo Netto, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com experiências docentes em vários países, autor de várias obras e tradutor das obras de Marx.

Karl Marx (1818-1883)

Os encontros do grupo de estudos e pesquisas ocorrem sempre aos sábados, quinzenalmente,  de 9h às 12h, conforme programação divulgada previamente e dele poderão participar estudantes, pesquisadores e professores da UFC e de outras instituições de ensino, além de convidados do Brasil e do exterior. Em algumas reuniões, a participação de convidados pode ocorrer por skype ou chamada de vídeo do whastapp.

Capa do livro a ser lido e discutido em 2018.2


Este semestre, as reuniões do grupo ocorrerão sempre aos sábados, quinzenalmente, a partir das 9h, na Faculdade de Direito da UFC, localizada na R. Meton de Alencar, S/n - Centro, Fortaleza - CE, 60035-160, conforme a programação a seguir, onde é possível identificar os temas, textos e seus relatores/expositores:

25/08 - Reunião de Abertura e Introdução (Apresentação Geral da Obra e das Ideias do Filósofo a ser estudado, feita pelo Prof. Dr. Flávio Gonçalves)

22/09 - Reunião Administrativa

13/10Emancipação política e Emancipação humana (Igor Paim)

            Para a crítica da filosofia do direito de Hegel. Introdução (Flávio Gonçalves)

27/10 - Trabalho alienado, propriedade privada e comunismo (Nicholas Amaral)

            Proudhon, a Economia Política e a missão do proletariado (Pedro Henrique)

03/11 - Elementos fundantes de uma concepção materialista da história (Rose Daiane)

            Teses sobre Feuerbach (Mateus)

17/11 - Sobre a Filosofia da miséria - uma carta a P. V. Annenkov (Danilo Sousa)

08/12 - Manifesto do Partido Comunista (Keciane Lima)
           
             Comuna de Paris (Jackson Nobre)

22/12 - Confraternização de Encerramento do Semestre e Relatórios Parciais de Andamento
            dos Projetos de Pesquisas


O G-Teia é cadastrado como grupo de pesquisa no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e certificado pela UFC e dele participam estudantes de graduação, professores e pesquisadores. Para mais informações acerca do grupo, suas linhas de pesquisa e integrantes, clique aqui.

A participação dos ouvintes nas reuniões e atividades do grupo dá direito ao recebimento de certificado ou declaração, cujas horas podem ser validadas como atividade de pesquisa. Aqueles que desejarem participar do grupo como membros efetivos do grupo, deverão submeter-se a seleção, prevista para março de 2019.

Mais informações: gteia2010@gmail.com ou (85) 99634-9457.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENVIE-NOS O SEU COMENTÁRIO:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.