domingo, 24 de dezembro de 2017

G-TEIA DIVULGA OBRA A SER LIDA E DISCUTIDA NO SEMESTRE 2018.1

Os integrantes do Grupo Transdisciplinar de Estudos e Pesquisas Interinstitucionais (G-Teia), cadastrado no Diretório de Pesquisas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lerão e discutirão no próximo semestre 2018.1 a obra do epistemólogo francês Gaston Bachelard (1884-1962).


Gaston Bachelard (1884-1962)
Gaston Bachelard era filósofo e poeta francês. Seu pensamento está focado, prioritariamente, em questões de filosofia da ciência, tendo desenvolvido uma epistemologia histórica de grade repercussão, na qual os conceitos de corte ou ruptura epistemológica e de obstáculo epistemológico ocupam o lugar central. 

Serão estudados, lidos e discutidos, a cada reunião, os capítulos de sua obra "A Formação do Espírito Científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento", escrita originalmente em 1938 com o título La formation de L'esprit scientifique.

Obra de Bachelard a ser estudada no grupo em 2018.1


A obra está dividida em 12 (doze) capítulos, que tratam principalmente dos obstáculos epistemológicos e de estratégias para superá-los, a partir de um,a leitura crítica do conhecimento científico. Neste momento, os membros efetivos do grupo estão escolhendo aqueles capítulos que têm maior relação com as temáticas de seus próprios projetos de pesquisa para candidatar-se como relatores. 

A novidade para este semestre é que as reuniões do grupo contarão com a participação, usando as modernas tecnologias da informação e da comunicação, de exposições feitas a distância em tempo real, por participantes de outros estados da federação e mesmo do exterior, de várias universidades.

Pela metodologia adotada no grupo, para cada reunião são escolhidos previamente um relator e um revisor. Os demais integrantes participam como debatedores e um deles é sorteado na ocasião da reunião, para atuar formulando questionamentos. 

Nos semestres anteriores, o grupo já leu e discutiu de forma aprofundada as obras dos filósofos Hans Jonas ("O Princípio Responsabilidade" e "Técnica, Medicina e Ética") e Karl Popper ("Textos Escolhidos").

As reuniões são abertas ao público e nelas, são admitidos ainda ouvintes, não integrantes do grupo, que tenham interesse nas temáticas discutidas. Para mais informações sobre o grupo, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENVIE-NOS O SEU COMENTÁRIO:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.