quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

EDITAL DE MONITORIA ABRE SELEÇÃO PARA MONITOR DE FILOSOFIA E EPISTEMOLOGIA NA UFC

O Departamento de Direito Processual da Faculdade de Direito, na Universidade Federal do Ceará (UFC), abriu inscrição para o processo seletivo de monitoria em várias disciplinas do curso de graduação.

Há monitorias remuneradas (com bolsa) e voluntárias (sem bolsa). 

A monitoria na disciplina Filosofia Geral e Epistemologia Jurídica / Introdução à Filosofia e à Epistemologia é voluntária e o(a) aluno(a) selecionado(a) terá direito de participar, automaticamente das reuniões e atividades do G-TEIA (Grupo Transdisciplinar de Estudos Interinstitucionais), bem como dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Prof. Dr. Flávio Gonçalves, tanto na ESMEC quanto na UFC.

As inscrições dos candidatos serão realizadas no Departamento de Direito Processual até o dia 11 de fevereiro de 2015, mediante apresentação de requerimento, histórico escolar e currículo. Somente alunos regularmente matriculados no curso de Direito da UFC e que tenham cursado a disciplina poderão concorrer.

A monitoria é um Programa de Iniciação à Docência, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da universidade, importantíssimo para aqueles alunos que aspiram ingressar na carreira do magistério superior ou participar, após a conclusão do curso, de programas de mestrado e doutorado. Em concursos públicos, a monitoria costuma pontuar como título, valendo como "experiência do magistério superior".

A seleção é feita por meio de prova escrita e prova oral e/ou entrevista. As provas escritas serão realizadas do dia 12/02/2015, às 9h e as provas orais/entrevistas serão realizadas no dia 13/02/2015, às 9h, em sala a ser divulgada pelo Departamento.

O conteúdo a ser explorado nas avaliações é constituído por aqueles tópicos que constam do programa oficial das disciplinas. Na monitoria de Filosofia, serão exigidos dos candidatos os seguintes conteúdos, dos quais será sorteado um deles para ser o tema de dissertação na prova escrita:

1 Conceito(s) de filosofia e características do saber filosófico
2 Formas de conhecimento e o problema da demarcação
3 As origens da filosofia e outras expressões culturais
4 A filosofia grega antiga: dos pré-socráticos a Sócrates
5 A filosofia grega antiga: a contribuição dos sofistas
6 O idealismo platônico e o realismo aristotélico
7 A filosofia medieval: Agostinho e Tomás de Aquino
8  A filosofia moderna: Kant e o criticismo transcendental
9 A teoria do conhecimento através dos paradigmas epistemológicos da modernidade (empirismo, racionalismo e dialética): principais representantes
10 A crise da modernidade e o advento da pós-modernidade: seus reflexos no discurso científico
11 A filosofia contemporânea: a reviravolta linguística, seu significado e sua repercussão
12 A (re)construção do discurso epistemológico e o lugar da metafísica e da ética nas ciências
13 Evolução e tendências do pensamento jusfilosófico e científico e o estado da arte no que concerne a filosofia e ciência em nossos dias
14 Epistemologia jurídica: a investigação acerca do conceito, do objeto e do método da Ciência do Direito

Para saber mais acerca do processo seletivo, CLIQUE AQUI e veja o Edital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENVIE-NOS O SEU COMENTÁRIO:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.