quinta-feira, 31 de julho de 2014

REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO RECEBE ARTIGOS PARA AVALIAÇÃO E PUBLICAÇÃO EM DUPLO FORMATO: IMPRESSO E ELETRÔNICO

A Revista da Faculdade de Direito da UFC (Universidade Federal do Ceará), periódico especializado nas ciências jurídicas e disciplinas afins, está com Edital de Chamada de Artigos aberto e recebe, em fluxo contínuo, trabalhos de professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para fins de avaliação e publicação.

Na avaliação dos artigos, os trabalhos são submetidos a pareceristas externos sem que estes possam identificar os respectivos autores e vice-versa. Este sistema de avaliação é conhecido nos meios científicos como "duplo cego" (double blind review).

Para participar como articulista ou parecerista externo, basta que o interessado acesse a página da revista na plataforma SEER (Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas), cadastrando seu login e senha. Na própria página da revista, estão contidas todas as regras da publicação (Edital), bem como o formulário de submissão de artigos. O endereço eletrônico do periódico é www.revistadireito.ufc.br e o e-mail para contatos é revistadireitoufc@gmail.com

O Edital da revista também é divulgado no site do CONPEDI e na página da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC). Além disso, estão sendo feitos esforços no sentido de divulgar o periódico junto à Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), a Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS), Associação Nacional de Pós-graduação em Educação (ANPED) e junto a outras comunidades acadêmicas.

Como atestou o Prof. Paulo Bonavides, na apresentação da Edição Comemorativa dos 110 Anos da Faculdade de Direito, a revista existe há mais de um século, tendo ressurgido de um ocaso de mais de uma década em que deixou de ser editada, para renascer nos dois formatos (impresso e eletrônico), por ocasião dos festejos dos 110 anos da Faculdade de Direito do Ceará, celebrados em 2013, festejos estes capitaneados pelo Diretor da Faculdade de Direito, Prof. Cândido Albuquerque e por seu vice-diretor, Prof. Regnoberto Melo.

Naquela ocasião foram constituídas várias comissões para cuidar da efeméride, entre elas a Comissão de Assuntos Culturais e Acadêmicos, da qual participou o Prof. Flávio Gonçalves, coordenador docente do G-TEIA. Para esta Comissão, uma das prioridades era voltar a editar a revista. Ainda em 2013, foram editados dois volumes, edições especiais comemorativas dos 110 anos da Faculdade, apenas com artigos de professores da instituição e agora preparam-se os próximos volumes da publicação semestral.

Na página eletrônica da Revista da Faculdade de Direito da UFC, além dos artigos atuais, também é possível ao leitor ter acesso a trabalhos publicados no século passado, pois todo o acervo do periódico está sendo recuperado e digitalizado.

Atualmente, o periódico persegue os percentuais de exogenia exigidos pelo Sistema Qualis e aceita artigos de professores, pesquisadores e estudantes de várias instituições de ensino superior, já tendo publicado valiosos trabalhos de docentes de várias universidades, brasileiras e estrangeiras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENVIE-NOS O SEU COMENTÁRIO:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.