domingo, 5 de agosto de 2012

UNIFOR SEDIA PRIMEIRA REUNIÃO DO G-TEIA NO SEMESTRE 2012.2

A Universidade de Fortaleza (UNIFOR) foi o ponto de encontro da 1ª reunião do G-TEIA do semestre 2012.2, ocorrida sábado passado (4/8/2012), às 14h30min.

Com um novo calendário de atividades e de leituras, o grupo discutiu a primeira parte do capítulo I da obra O Princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica, de Hans Jonas, após a exposição feita por Tatiane Roldan, ex-aluna da UNIFOR.

Durante os semestres 2012.2 e 2013.1, esta será a obra discutida nas reuniões do grupo. Após as reuniões, cada participante deverá produzir ensaio ou artigo, relacionado ao seu próprio projeto de pesquisa, explorando aspectos da obra estudada. Os melhores artigos poderão ser selecionados para publicação na Revista Ágoras, periódico eletrônico do grupo.

Na programação de leituras do grupo, constam as seguintes obras, na sequência:

JONAS, Hans. O Princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica
JONAS, Hans. Ética, Medicina e Técnica
SANTOS, Boaventura de S. Para uma Revolução Democrática da Justiça

As obras a serem lidas e dicutidas pelo grupo neste e nos semestres subsequentes exploram temáticas diretamente relacionadas às seguintes linhas de pesquisa: bioética, biodireito, tratamento adequado de conflitos e magistratura.

Em reunião anterior do grupo, alguns dos seus componentes voluntariaram-se para colaborar no Projeto Fazer Direito, desenvolvido como atividade de extensão junto aos presos do sistema carcerário no Ceará, visando colaborar em sua ressocialização, através da educação, da psicologia, do direito e das artes cênicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENVIE-NOS O SEU COMENTÁRIO:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.