As inscrições de interessados(as), inteiramente gratuitas, ocorrerão exclusivamente por meio eletrônico, no período de 28 de maio a 31 de julho de 2021. Todo o processo de seleção se realiza por meios virtuais, inclusive a entrevista, podendo inscrever-se estudantes de ensino médio e de ensino superior, tanto de graduação quanto de pós-graduação de quaisquer instituições de ensino.
A novidade desde a última seleção é a possibilidade de inscrição mesmo de estudantes de ensino médio, desde que comprovem estar regularmente matriculados em estabelecimento de ensino credenciado pelo MEC e tenham notas iguais ou acima de 8,0 (oito) no histórico escolar, sem registro de reprovações.
O GTeia desenvolve suas pesquisas em quatro linhas de investigação:
Linha 1 (Metodologia da Educação Jurídica, Avaliação e Desenvolvimento)
Linha 2 (Problemas do Judiciário e das Instituições do Sistema de Justiça)
Linha 3 (Biodireito, Bioética e Ambiente)
Linha 4 (Filosofia do Direito e Epistemologia Jurídica), recentemente criada.
Estão sendo ofertadas 12 (doze) vagas, sendo 3 (três) em cada uma das linhas de pesquisa, distribuídas entre alunos de ensino médio, alunos de graduação e estudantes de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado). Nesta seleção, excepcionalmente, não haverá vaga para professores ou pesquisadores. Os participantes podem ser oriundos de qualquer curso, área do conhecimento ou formação e as vagas nesta seleção estão distribuídas do seguinte modo:
Estudantes de ensino médio: 4 vagas, sendo uma vaga para cada linha de pesquisa
Estudantes de ensino superior (graduação): 4 vagas, sendo uma vaga para cada linha de pesquisa
Estudantes de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado): 4 vagas, sendo uma vaga para cada linha de pesquisa
Os critérios de seleção envolvem a análise do currículo acadêmico, apresentação de projeto de pesquisa alinhado aos assuntos de uma das linhas de investigação do Grupo, elaboração e envio de carta de motivação, além de entrevista com os docentes pesquisadores que integram o grupo, sob a liderança do Prof. Dr. Flávio Gonçalves (UFC) e o Prof. Dr. Igor Paim (IFCE).
Para participar da seleção, o(a) interessado(a) deverá seguir as seguintes etapas:
1) cadastrar seu currículo acadêmico na Platafoma Lattes, do CNPq (www.cnpq.br). Link direto para cadastro do Currículo Lattes: https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/pkg_cv_estr.inicio
2) elaborar o desenho simplificado do projeto de pesquisa, no modelo Canvas, disponibilizado no blog do grupo (www.gteia.ufc.br). Link para baixar o modelo simplificado de projeto: em formato (.pdf) e editável e enviá-lo até a data final de prorrogação das inscrições (31/07/2021) para gteia2010@gmail.com;
3) obter o histórico escolar ou acadêmico em .pdf ou escaneá-lo para anexar como documentação;
4) redigir carta de motivação para participar do grupo, expressando claramente as razões que o(a) levaram a se interessar em participar das atividades do G-Teia e explicitando como poderia, objetivamente, contribuir para o desenvolvimento do G-Teia. Escanear este documento ou converter em .pdf A carta deverá ter, no máximo, uma página e ser no formato .pdf,
5) Preencher o formulário de inscrição do Google Forms, ao qual deverão estar anexados o histórico escolar ou acadêmico do interessado e a carta de motivação, sendo informado o link de acesso ao Currículo Lattes, já preenchido e atualizado;
6) participar de entrevista com os líderes do grupo de pesquisa e seus professores pesquisadores, demonstrando conhecer os objetivos de projeto de pesquisa apresentado à seleção, as atividades já realizadas pelo GTeia e as pesquisas nele desenvolvidas, além do conteúdo das obras ou textos indicados na Bibliografia.
CALENDÁRIO DE SELEÇÃO
PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 28 de maio a 31 de julho de 2021
MODELO CANVAS DE PROJETO DE PESQUISA: em formato (.pdf) e editável. No modelo editável, o candidato deve alterar no cronograma a data final para apresentação do artigo ou capítulo de livro, colocando como prazo final no cronograma para apresentar a produção dez/2021. Preencher e enviar para gteia2010@gmail.com
PERÍODO DE ANÁLISE DOS DOCUMENTOS: 01 a 07 de agosto de 2021
DIVULGAÇÃO DOS PRÉ-SELECIONADOS: 09 de agosto de 2021
ENTREVISTAS: 13 de agosto de 2021, a partir das 18h30min
Todo o calendário, com as demais etapas do processo de seleção, será divulgado e atualizado neste blog do Grupo, sendo necessário aos candidatos ficarem atentos e acompanhando as datas, as quais poderão sofrer alterações por motivo de força maior.
As reuniões do grupo são quinzenais e ocorrerão por meios virtuais, às sextas-feiras (de 18h30min às 20h30min) usando a plataforma Google Meet, podendo participar estudantes, professores e pesquisadores de qualquer região do Brasil e mesmo de outros países. Para mais informações sobre o grupo e suas linhas, clique aqui.
As atividades presenciais, das quais participarão apenas os que morarem na cidade de Fortaleza ou nela se encontrarem, envolvem aulas, reuniões de estudo, planeamento e pesquisas de campo, reuniões de trabalho, serão retomadas após cessaram as medidas sanitárias de isolamento decorrentes da pandemia de coronavírus.
REFERÊNCIAS RECOMENDADAS PARA A SELEÇÃO:
BOOTH, Wayne, COLOMB, Gregory e WILLIAMS, Joseph. A Arte da Pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
FEYERABEND, Paul. A Ciência em uma sociedade livre. Trad. Vera Joscelyne. São Paulo: Editora Unesp., 2011.
GONÇALVES, Flávio. Desafios da Ética na Ciência: uma abordagem com fundamento no princípio responsabilidade de Hans Jonas. Juruá: Porto/Portugal - Curitiba/Brasil, 2019.
JONAS, Hans. O Princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Trad. Marijane Lisboa e Luiz Barros Montez, Rio de Janeiro: Contraponto-PUC-Rio, 2006.
LINHARES, Kennedy Reial e GONÇALVES, Flávio José Moreira (orgs.). Miséria da Democracia e Democracia da Miséria: Constituição de Weimar e Escola de Frankfurt. São Paulo: Tirant lo Blanch, 2021.
MARQUES NETO, Agostinho Ramalho. A Ciência do Direito: conceito, objeto e método. 2ª ed. Rio de Janeiro: Renovar: 2001.
MILOVIC, Miroslav. Comunidade da Diferença. Rio de Janeiro: Relume Dumará; Ijuí, RJ: Unijuí, 2004.
MIRANDA, Jorge; AMADO, Carla e GODINHO, André (Coords.). Diálogo Ambiental, Constitucional, Internacional: os direitos sociais nos 30 anos em vigor da CRFB/1988, v. 18. Orgs. Andreya Mendes de Almeida Scherer Navarro, Bleine Queiroz Caúla, Hilan Silva Colaço. Brasília? OAB Editora, 2021.
MOITA. Edvaldo. Dos problemas da falta de vigência social: uma análise a partir da teoria dos sistemas. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Ceará (UFC), 2014. Disponível em http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/12838/1/2014_dis_eapmoita.pdf
PAIM, I. M. . As Concepções de Educação Ambiental subjacentes aos discursos docentes e discentes: do arcabouço jurídico ao cotidiano. 1. ed. Recife: Imprima, 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ENVIE-NOS O SEU COMENTÁRIO:
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.